O atendimento humanizado na saúde é um conjunto de práticas que ampliam o relacionamento entre os profissionais e pacientes. Essa ação envolve compreender o sofrimento e as necessidades de quem está sendo atendido, estar atento às suas opiniões e ter empatia.
Logo, é necessário se preocupar não apenas com a parte técnica do tratamento médico, mas levar em consideração aspectos de condição de vida, as relações familiares, culturais, sociais e emocionais do paciente para que seja oferecido um atendimento de qualidade. 

Quer saber mais sobre os conceitos de humanização e como a tecnologia pode ajudá-lo nesse processo? Continue lendo!

Quais os principais conceitos do atendimento humanizado? 

Parar e ouvir o paciente com interesse real é um exemplo de como realizar um atendimento humanizado. Olhando assim pode até parecer óbvio ou fácil, mas a verdade é que atualmente, os profissionais vêm deixando de tomar essa atitude por diversos motivos, seja devido a alta demanda, seja pelo estresse do dia a dia.

 Além disso, muitos pacientes acabam ficando horas esperando o atendimento e, quando chega a hora do procedimento, o profissional da saúde não consegue entender suas angústias. 

O Ministério da Saúde incentiva a prática do atendimento humanizado disponibilizando cartilhas, criando programas e promovendo princípios que se aplicam a todas as clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais, isto é, instituições de saúde pública e privada.  

São estabelecidas então, dicas fundamentais a uma unidade de saúde humanizada: 

  • Aperfeiçoamento contínuo da equipe dos profissionais de saúde. O ideal é  a equipe realizar treinamentos constantes e estar informada sobre as novas formas de melhorar o atendimento de pessoas, bem como, às condições de trabalho na instituição de saúde. 
  • O atendimento humanizado é uma prática conjunta e estruturada.  É necessário que profissionais de todos os níveis e funções (do agendamento ao atendimento final) trabalhem em equipe. 
  • Reconhecimento da autonomia e individualidades do paciente. Para que seja estabelecida a relação de confiança entre paciente e profissional da saúde, é importante assumir uma postura ética e criar condições para que o paciente possa avaliar a qualidade do atendimento à sua saúde. 

A partir dessas dicas, o tratamento humanizado pode ser aplicado seguindo detalhes como:  Tratamento individualizado – torne a jornada do seu paciente mais confortável oferecendo um atendimento acolhedor e único, baseado na escuta atenciosa e em uma comunicação empática. 

Espaço estrutural adequado – tenha uma infraestrutura física, administrativa e operacional adequada para pacientes e acompanhantes. 

Garantia de direitos – promova sempre o profissionalismo e a ética na sua unidade de saúde. Conheça e garanta todos os direitos dos seus pacientes.  

Como utilizar a tecnologia para oferecer um bom atendimento ao paciente?

Uma outra maneira de humanizar o atendimento em sua unidade de saúde é usando bons softwares. 

A tecnologia e a informatização na saúde têm se tornado grandes aliados, pois com os sistemas médicos, é possível agendar consultas facilmente, registrar todas as informações cruciais em prontuários eletrônicos, emitir receitas e atestados online com assinatura digital. A automatização dessas atividades rotineiras, além de otimizarem o trabalho, acrescentam tempo de dedicação total ao paciente.  

O avanço tecnológico permitiu ainda, a inovação em consultas, que agora podem ser feitas de forma virtual, com a telemedicina. A teleconsulta tem sido uma  das alternativas para os atendimentos presenciais e já  demonstra sinais de que veio para ficar. 

Manter um atendimento humanizado por telemedicina é um grande desafio, mas não é impossível. Você pode realizar um atendimento online de qualidade perguntando ao paciente como ele está se sentindo nessa situação, efetuar exames sem precisar de deslocamentos, enviar laudos com imagem, receitas e atestados, além de poder trocar mensagens de texto e  de áudio.  

Acolha o paciente no pré e pós-consulta, envie SMS ou e-mail para confirmar atendimentos e mantenha sempre o histórico do paciente atualizado, para saber a evolução do tratamento. 

Com o SISAC você tem todos os recursos tecnológicos que vão facilitar a sua rotina e auxiliar no fortalecimento dos laços e fidelizar os seus pacientes. 

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